Os desenhos fazem parte da infância das pessoas desde o começo dos anos 1960, quando a televisão começou a se popularizar no país. Desde então, diversos desenhos infantis se tornaram clássicos: Os Jetsons, Os Flintstones, Capitão América, Pernalonga, Pica Pau, Bob Esponja, entre outros.
Os desenhos infantis marcam época, por isso cada geração tem pelo menos um para chamar de seu. Com o passar do tempo, os desenhos mudam, mas tem algo que continua igual: a preocupação dos pais em relação ao que os filhos assistem.
+ Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola?
+ Matrícula escolar: veja o que a escola pode ou não exigir
Pensando nisso, o Melhor Escola fez um levantamento dos melhores desenhos infantis de 2019. Para elaborar a lista, usamos como base os desenhos mais assistidos em alguns aplicativos que reúnem diversos conteúdos infantis.
Atualmente, porém, muitas crianças preferem acessar conteúdos e assistir desenhos pelo celular ou pelo tablet do que pela televisão. Então também listamos alguns canais no Youtube que disponibilizam gratuitamente desenhos e conteúdos educativos para as crianças.
Confira a nossa lista dos melhores desenhos infantis e canais educativos no Youtube:
1. Mundo Bita
O desenho possui músicas autorais que ensinam sobre as cores, os movimentos e estimulam o aprendizado. O conteúdo é voltado para crianças na primeira infância, dos 0 aos 4 anos.
2. Baby Shark
A música é do estilo “cante e dance junto”. Feita para crianças menores de 5 anos, o sucesso que apresenta vários membros da família viralizou em pouco tempo. Envolvente, os desenhos dos tubarões são diversão garantida.
3. Mônica Toy
Essa é a versão mais recente de um desenho que marcou gerações. Os episódios são curtos, pois costumam durar menos de 1 minuto, e os roteiros são simples. A animação não possui falas, apenas trilhas sonoras. São diversas histórias com personagens da Turma da Mônica quando bebês.
4. Eu amo aprender
O desenho é voltado para crianças de até 4 anos. Como o nome sugere, o seu conteúdo é voltado para o aprendizado dos pequenos.
Por meio de músicas e brincadeiras, as crianças aprendem o nome de países, vegetais, as datas comemorativas e muito mais.
5. Patati Patatá
Os palhaço Patati e Patatá, além de shows ao vivo, possuem clipes animados. As músicas animadas levam alegria e diversão por meio de desenhos e videoclipes.
6. Palavra cantada
O Palavra Cantada foi idealizado há mais de 20 anos por Paulo Tatit e Sandra Peres. Atualmente, a dupla de cantores também produz conteúdo no Youtube, com canções para o público infantil.
7. Alex, desenhos animados e educacionais
Alex é o personagem principal do desenho que leva o mesmo nome. Na animação, Alex passa por aventuras e incentiva as crianças a explorarem o mundo ao redor e a aprenderem sobre ele. São apresentadas músicas que ensinam os nomes de animais, vegetais e outros conteúdos. O desenho pode ser assistido pelo Youtube, a idade recomendada é de bebês a crianças em idade pré-escolar.
8. Telmo e Tula
Telmo e Tula é um canal educativo do Youtube que é apresentado por dois irmãos, o Telmo e a Tula - que são uma animação. O canal ensina as crianças a fazerem receitas simples e saudáveis, sempre com a supervisão de algum adulto. Nos vídeos, eles explicam um pouco sobre os ingredientes e incentivam os pequenos a colocarem a mão na massa.
9. Turma do seu Lobato
O canal no Youtube mostra conteúdos com desenhos e músicas infantis. Alguns vídeos são educativos e ensinam hábitos, por exemplo, a lavar as mãos e a importância de comer vegetais, já outros vídeos são músicas e clipes com clássicos da cultura brasileira.
10. Ticolicos
O canal é apresentado por Ludi, um boneco laranja que promove conteúdos educativos incentivando a curiosidade das crianças. Os temas são variados, há vídeos que ensinam receitas, artesanatos, hábitos de higiene pessoal, entre outros.
Qual é o tempo adequado para as crianças ficarem na frente das telas?
Uma das principais preocupações dos pais é que os filhos consumam conteúdo de má qualidade enquanto navegam na internet.
Por isso, é importante supervisionar o que as crianças consomem na internet, especialmente quando são mais novas. Além dos conteúdos, é importante estar atento em relação à saúde física, pois a luz dos aparelhos tecnológicos pode despertar e atrapalhar o sono noturno das crianças.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que bebês de até dois anos não tenham acesso às telas, principalmente antes de dormir ou durante as refeições.
Para crianças entre dois e cinco anos, o limite recomendado é de uma hora por dia. Até os dez anos, a criança não deve ter televisão ou computador nos próprios quartos para evitar que acessem conteúdos inapropriados à faixa etária.
Saiba mais:
+ Sem taxas escondidas: veja as vantagens das bolsas do Melhor Escola